Institucional

Grupo de oração celebra Natal com ex-moradores de rua

comshalom

IMG-20141218-WA0019Integrantes do grupo de oração Filhos de Davi, da Comunidade Católica Shalom, experimentaram do sentido do Natal ao serem acolhidos para a celebração deste Natal na Casa São Francisco, albergue para moradores de rua, mantido pela Comunidade em Fortaleza. O grupo de oração faz parte do Projeto Mundo Novo, responsável pela evangelização de profissionais liberais segundo o Carisma Shalom.

Emocionada, a coordenadora do grupo, Rebeca Rocha, conta que desejava realizar uma confraternização, mas não encontrou espaço. Um participante sugeriu tentar alguma casa do Shalom e, tendo no grupo um membro do ministério de Promoção Humana, identificou-se que o Albergue, que acolhe moradores de rua, poderia também acolher o grupo de oração à noite. “Assim como Maria e José não encontraram um local para o nascimento de Jesus e ele nasceu de forma muito simples, nós também fomos recebidos por aqueles que estão nas ruas, à margem e esquecidos. Vivemos um momento muito forte, fomos tocados e transformados pelo Jesus que é pobre e humilde”, afirma.

20141218_195847A celebração se realizou no pátio da casa. Houve uma breve oração. Para celebrar a vida de Jesus, todos comeram doces e partilharam um pouco de suas histórias de superação. Pode-se perceber a condução e o amor de Deus por todos.

João* (*nome fictício), de Fortaleza, contou que recebeu uma proposta de emprego depois de poucos meses na casa. Porém sentiu que não era a sua hora e cedeu a oportunidade para outro morador mais antigo, que desejava uma oportunidade para ajudar sua família. Passada uma semana, chegou à casa outra proposta de emprego. Muito alegre, ele mostra o cartão da empresa onde é auxiliar de impressão faz uma semana. Ele trabalha durante o dia, mas continua no albergue para dormir. Pedro*(*nome fictício), veio do Sudeste tentar a vida em Fortaleza e acabou na rua, sem emprego. Uma pessoa que lhe deu esmola lhe falou para procurar o albergue. Ele conta que passou três dias sem comer e procurou a casa para pedir comida, não tinha a intenção de ficar. Porém, com lágrimas nos olhos, disse que foi muito bem acolhido e que se sente como criança em um berçário, sendo cuidado por Deus. Espera ansioso por um novo emprego, quer ser chefe de cozinha, e acredita que este é o tempo de ser cuidado por Jesus.

A Casa São Francisco, o albergue Shalom, é mantida basicamente por doações. Atualmente acolhe 35 homens que, por diferentes razões, estiveram abandonados nas ruas. Todos os moradores da Casa recebem refeições diárias, vestimentas e tem acesso à higiene. Vivem diariamente momentos de oração, formação espiritual e realizam atividades laborais, como a confecção de vassouras para venda sob encomenda. Algumas empresas divulgam oportunidades de trabalho e os monitores indicam aqueles que já estão preparados para assumir novos desafios e, aos poucos, retomar a vida. De acordo com Daniel Vieira, educador social da Casa, o conjunto destas atividades é muito importante para a ressocialização dos moradores, pois a casa busca inseri-los novamente na família e na sociedade.

O albergue foi fundado no ano 2000, a partir de um pedido de dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza, a Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, uma vez que na época não existiam casas de acolhimento no centro da cidade de Fortaleza.

A Casa São Francisco funciona à rua Conselheiro Tristão, 138, no Centro de Fortaleza, vizinho à Delegacia de Capturas. A instituição aceita doações em dinheiro, alimento e serviço voluntário.

Doações podem ser feitas nas contas:

Banco do Brasil

Número do Banco: 001
Agência: 1369-2
Conta Corrente: 8902-8
Associação Shalom
CNPJ 07.044.456/0001-00

Caixa Econômica Federal

Número do Banco: 104
Agência: 578 OP: 003
Conta Corrente: 1524-3
Associação Shalom
CNPJ 07.044.456/0001-00

Banco Santander

Número do Banco: 033
Agência: 3132
Conta Corrente: 13007043-1
Associação Shalom
CNPJ 07.044.456/0001-00

Torne-se um Benfeitor da Paz:
www.benfeitordapaz.com

 

Edição: Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.