Há santos na história da Igreja cujo testemunho conseguiu extrapolar até mesmo os limites do tempo e do espaço. Alguns deles inspiraram inclusive algumas lendas, dentre esses, está São Nicolau de Nisa. Esse servo de Deus foi bispo da diocese de Mira, na antiga região da Lídia, atual Turquia. Assim como Francisco de Assis, Agostinho, Teresinha e outros, São Nicolau é mais um cujo testemunho transcende as fronteiras da Igreja Católica. Nutria um profundo amor e zelo para com as crianças, tanto que alguns alegam ter sido sua vida a grande inspiradora da criação do famoso personagem conhecido mundo afora, o Papai Noel.
Sua origem e data de nascimento não são muito precisas, mas acredita-se que São Nicolau tenha nascido na antiga cidade de Patara, na Ásia Menor, que fica na atual Turquia, em meados do ano 275. A Igreja o sagrou bispo da diocese de Mira, mesma localidade de sua origem. Sua páscoa se deu em meados do ano 350. Assim como acontece com outros grandes e importantes personagens do passado, há muitos relatos históricos sobre a vida de São Nicolau e nem sempre é fácil distinguir o que é fato e o que são lendas.
Segundo a maioria dos biógrafos, Nicolau era membro de uma rica e piedosa família. Dizem que ainda recém-nascido, após tomar o primeiro banho, levantou-se sozinho da banheira, deixando seus familiares impressionados. Segundo alguns biógrafos, foi um garotinho de excelentes qualidades, muito inclinado à ascese, tanto que rejeitava sempre o leite materno nas quartas e nas sextas-feiras, ao passo que nos outros dias alimentava-se bem, como qualquer criança.
Aos seis anos de idade, já renunciava com frequência a momentos de brincadeiras, naturais para qualquer criança, para frequentar a igreja. Após concluir seus estudos, foi ordenado sacerdote e, algum tempo depois, nomeado bispo. Sua bondade e cordialidade tornaram-se famosas. Segundo alguns relatos, livrou três jovens da prostituição, conseguindo reinserí-las numa vida integra, inclusive com bons maridos. Protegia com rigor as crianças, sobretudo as órfãs e abandonadas.
Seus dons espirituais são outro aspecto relevante de sua vida e missão. São Nicolau teria ressuscitado três meninos, mortos por um açougueiro que tinha a intenção de vender seus restos mortais. Esse servo de Deus, embora fosse de uma família muito rica, deixou-se seduzir pela mensagem do Evangelho, despojando-se das posses, ajudando, assim, pessoas pobres, especialmente viúvas, idosos e crianças. Já em vida, tinha fama de milagreiro, fama essa potencializada após sua morte, ficando conhecido por todo o continente europeu. Em 1087, alguns soldados roubaram seus restos mortais de Mira e levaram para a cidade de Bari, localizada no atual território italiano.
Que os ecos do testemunho desse santo servo possam nos encorajar para também nos dispomos a amar a Deus e a servi-lo nos pobres e sofredores.
São Nicolau, rogai por nós.