Há uma passagem que diz que Deus desfaz os planos das nações. Pois bem, se Ele faz isso com os planos de grandes nações, imagina com os projetos humanos. Foi mais ou menos isso que aconteceu com Jeremías Villalba que, ao se formar na faculdade de direito da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, já passou a imaginar que seria um advogado de sucesso e que se casaria com a sua namorada da época. Entretanto, não foi bem isso que aconteceu. O caminho que Deus escolheu para ele foi o do sacerdócio que passava, inclusive, pela África.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Nascido em uma família muito católica em Buenos Aires, Jeremías Villalba aos 15 anos teve um encontro marcante com Cristo. O jovem, que nasceu em 1995, descreve esse momento da sua vida como o dia da sua “conversão”.
A partir dessa experiência, ele começou a sentir que estava sendo chamado ao sacerdócio. No entanto, Jeremías não deu muita atenção para isso e seguiu sua vida, começando, tempos depois, a estudar direito. Também nesse período, ele começou a namorar com uma linda garota. Contudo, para sua surpresa, Jeremías voltou a sentir o chamado ao sacerdócio.
O chamado do advogado ao sacerdócio e a missão na África
Jeremías conta que, certa vez, o Senhor falou com ele depois da comunhão: “Eu quero você para mim, completamente”. O sentimento de que ele havia sido chamado ficou cada vez mais forte até que finalmente decidiu terminar seu relacionamento e seguir as Ordens Sagradas. Jeremías começou a procurar um seminário e encontrou o Pe. Federico Highton da Ordem de São Elias.
A missão da ordem é “Missio ad gentes” – chegar a lugares onde não há presença da Igreja Católica. Pe. Highton disse a Jeremías que, se quisesse se juntar à ordem, primeiro precisaria ir ao Malawi, um país da África Oriental. Jeremías concluiu os estudos em março de 2021 e em maio fez a viagem ao Malawi.
“Nunca imaginei que Deus estivesse me chamando até agora, mas Deus sempre nos surpreende”, disse o jovem.
Chegando lá, o bispo local encarregou o jovem e outros missionários com a missão de evangelizar mais de 80 aldeias no norte do Malawi, perto da fronteira com a Zâmbia. Com seu grupo, Jeremías foi a cada aldeia, conheceu seu chefe e pregou ao povo. A missão fascinava cada dia mais a Jeremías.
“Estar em uma missão como esta aumenta sua fé de uma maneira fascinante. Descobri que o mais importante é a salvação das almas”, disse.
Jeremías já voltou para América do Sul e iniciou os estudos para o sacerdócio. Seu desejo atualmente é ir a lugares como Malawi para pregar o Evangelho como padre missionário.
“Nunca imaginei que Deus estava me chamando para pregar naqueles lugares onde o nome de Jesus Cristo nunca foi ouvido antes. Mas, sem dúvida, o chamado de Deus para nós é o melhor caminho que podemos seguir, porque é o caminho mais fácil para chegar ao Céu”, disse o seminarista com a satisfação de ter descoberto o propósito de sua vida.
Leia também | Com imagem de Nossa Senhora, jovens franceses vivem peregrinação de 1.600 km