Formação

Entenda o significado da Missa dos Santos Óleos

A seguir, você confere o significado dessa celebração e também a importância dela para os sacerdotes.

comshalom

Você sabe o que é celebrado na Missa dos Santos Óleos? A seguir, Padre Rafhael Silva Maciel, presbítero da Arquidiocese de Fortaleza e doutorando em Sagrada Liturgia, em Roma, explica o significado dessa celebração e também a importância dela para os sacerdotes. As perguntas foram respondidas com exclusividade para o portal comshalom.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

SH: Qual o significado da Missa dos Santos Óleos?

Padre Rafhael: Na quinta-feira da Semana Santa, a Igreja celebra a Missa do Crisma, ou Missa Crismal, uma vez que nessa celebração é consagrado o santo óleo do Crisma. O Cerimonial dos Bispos, nº 274, confirma, dizendo que “nesta missa que o bispo concelebra com o seu presbitério e na qual consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, se dá a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu bispo”. Nessa Missa, celebra-se a Unidade da Igreja diocesana, onde o Bispo reúne o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e os demais fiéis leigos, na Igreja Catedral de sua Diocese. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana.

SH: Quais óleos são abençoados nessa celebração e para que eles servem?

Padre Rafhael: Na Missa de quinta-feira pela manhã, são abençoados os Óleos Santos dos Catecúmenos e dos Enfermos e é consagrado o Óleo do Santo Crisma, esses óleos serão utilizados na administração dos Sacramentos no decorrer do ano litúrgico.

Com o óleo do Crisma, são ungidos os novos batizados, com uma unção que sinaliza que um dia deverão ser crismados, com sacramento da Confirmação. Ainda, com o óleo do Crisma são ungidas as mãos dos presbíteros na Ordenação Presbiteral e é ungida a cabeça dos bispos na Ordenação Episcopal. O Santo Crisma é usado ainda para ungir os altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.

Nessa mesma celebração da quinta-feira santa pela manhã, é abençoado o óleo dos catecúmenos com o qual se unge os que estão se preparando para receber o sacramento do Batismo. Por fim, há também a bênção do óleo dos enfermos, administrado durante o sacramento da Unção dos enfermos, em que estes encontram alívio nas suas enfermidades.

É interessante ressaltar que para esta Missa se reúnem e a concelebram os presbíteros ao redor do bispo, no momento em que é confeccionado o Crisma e é realizada a sua consagração. Fazem esse gesto de estar próximos ao bispo e com as mãos erguidas no momento em que o bispo reza a oração de consagração do santo óleo crismal como testemunhas e cooperadores do ministério episcopal, pois os presbíteros participam do sagrado munos de edificação, santificação e guia do povo de Deus.

Esse é um modo claro de se manifestar a unidade do sacerdócio e do sacrifício continuamente presente na Igreja de Cristo, pelo ministério sacerdotal do bispo e seu presbitério.

SH: Quem deve participar dessa celebração?

Padre Rafhael: O Cerimonial dos Bispos recorda, no nº 275, que a essa Missa do Crisma, com a bênção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, como sinal da Missa estacional, ou seja, a Missa do Bispo diocesano, participem dos fiéis diocesanos dos vários estados de vida e vocação na Igreja, o clero (presbíteros e diáconos), os religiosos e os féis leigos.

Por essa razão, para demonstrar mais claramente o aspecto da unidade e da comunhão da Igreja, “celebre-se uma única Missa, considerada a sua importância na vida da diocese, e a celebração seja na Igreja Catedral ou, por razões pastorais, noutra igreja especialmente mais insigne” (Congregação para o Culto Divino, Carta Circular sobre a preparação e celebração das festas pascais, 36).

SH: Qual a importância dessa celebração para os sacerdotes?

Padre Rafhael: Nesta mesma celebração, da Missa do Crisma, os presbíteros renovam as promessas da sua Ordenação Presbiteral. O bispo, nessa celebração exorta o seu presbitério a permanecer na fidelidade ao ministério que lhes foi confiado pelo próprio Senhor através da Igreja, e convida os presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais, o que é feito após a homilia, quando o próprio bispo diocesano interroga os presbíteros, com as perguntas que lhe permitirá receber a renovação das suas promessas sacerdotais.

Essa Missa recorda aos presbíteros a graça da unidade no único e mesmo sacerdócio de Cristo, que na Missa vespertina da Ceia do Senhor, será celebrado junto com a instituição da Eucaristia.

Participe do Retiro de Semana Santa Shalom

Faça agora a sua inscrição para o Retiro de Semana Santa Shalom. Você pode participar da edição online ou mesmo da presencial. O retiro presencial acontecerá em algumas missões pelo Brasil, seguindo os protocolos sanitários. Fazendo sua inscrição, você terá acesso a área de vídeos que ajudarão a se preparar para bem viver a Semana Santa. 

Serviço

Data: 28 a 31 de março de 2024

Inscrições: Clique e faça sua inscrição para o retiro

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.