Você sabe o que é celebrado na Missa dos Santos Óleos? A seguir, Padre Rafhael Silva Maciel, presbítero da Arquidiocese de Fortaleza e doutorando em Sagrada Liturgia, em Roma, explica o significado dessa celebração e também a importância dela para os sacerdotes. As perguntas foram respondidas com exclusividade para o portal comshalom.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
SH: Qual o significado da Missa dos Santos Óleos?
Padre Rafhael: Na quinta-feira da Semana Santa, a Igreja celebra a Missa do Crisma, ou Missa Crismal, uma vez que nessa celebração é consagrado o santo óleo do Crisma. O Cerimonial dos Bispos, nº 274, confirma, dizendo que “nesta missa que o bispo concelebra com o seu presbitério e na qual consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, se dá a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu bispo”. Nessa Missa, celebra-se a Unidade da Igreja diocesana, onde o Bispo reúne o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e os demais fiéis leigos, na Igreja Catedral de sua Diocese. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana.
SH: Quais óleos são abençoados nessa celebração e para que eles servem?
Padre Rafhael: Na Missa de quinta-feira pela manhã, são abençoados os Óleos Santos dos Catecúmenos e dos Enfermos e é consagrado o Óleo do Santo Crisma, esses óleos serão utilizados na administração dos Sacramentos no decorrer do ano litúrgico.
Com o óleo do Crisma, são ungidos os novos batizados, com uma unção que sinaliza que um dia deverão ser crismados, com sacramento da Confirmação. Ainda, com o óleo do Crisma são ungidas as mãos dos presbíteros na Ordenação Presbiteral e é ungida a cabeça dos bispos na Ordenação Episcopal. O Santo Crisma é usado ainda para ungir os altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.
Nessa mesma celebração da quinta-feira santa pela manhã, é abençoado o óleo dos catecúmenos com o qual se unge os que estão se preparando para receber o sacramento do Batismo. Por fim, há também a bênção do óleo dos enfermos, administrado durante o sacramento da Unção dos enfermos, em que estes encontram alívio nas suas enfermidades.
É interessante ressaltar que para esta Missa se reúnem e a concelebram os presbíteros ao redor do bispo, no momento em que é confeccionado o Crisma e é realizada a sua consagração. Fazem esse gesto de estar próximos ao bispo e com as mãos erguidas no momento em que o bispo reza a oração de consagração do santo óleo crismal como testemunhas e cooperadores do ministério episcopal, pois os presbíteros participam do sagrado munos de edificação, santificação e guia do povo de Deus.
Esse é um modo claro de se manifestar a unidade do sacerdócio e do sacrifício continuamente presente na Igreja de Cristo, pelo ministério sacerdotal do bispo e seu presbitério.
SH: Quem deve participar dessa celebração?
Padre Rafhael: O Cerimonial dos Bispos recorda, no nº 275, que a essa Missa do Crisma, com a bênção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, como sinal da Missa estacional, ou seja, a Missa do Bispo diocesano, participem dos fiéis diocesanos dos vários estados de vida e vocação na Igreja, o clero (presbíteros e diáconos), os religiosos e os féis leigos.
Por essa razão, para demonstrar mais claramente o aspecto da unidade e da comunhão da Igreja, “celebre-se uma única Missa, considerada a sua importância na vida da diocese, e a celebração seja na Igreja Catedral ou, por razões pastorais, noutra igreja especialmente mais insigne” (Congregação para o Culto Divino, Carta Circular sobre a preparação e celebração das festas pascais, 36).
SH: Qual a importância dessa celebração para os sacerdotes?
Padre Rafhael: Nesta mesma celebração, da Missa do Crisma, os presbíteros renovam as promessas da sua Ordenação Presbiteral. O bispo, nessa celebração exorta o seu presbitério a permanecer na fidelidade ao ministério que lhes foi confiado pelo próprio Senhor através da Igreja, e convida os presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais, o que é feito após a homilia, quando o próprio bispo diocesano interroga os presbíteros, com as perguntas que lhe permitirá receber a renovação das suas promessas sacerdotais.
Essa Missa recorda aos presbíteros a graça da unidade no único e mesmo sacerdócio de Cristo, que na Missa vespertina da Ceia do Senhor, será celebrado junto com a instituição da Eucaristia.
Participe do Retiro de Semana Santa Shalom
Faça agora a sua inscrição para o Retiro de Semana Santa Shalom. Você pode participar da edição online ou mesmo da presencial. O retiro presencial acontecerá em algumas missões pelo Brasil, seguindo os protocolos sanitários. Fazendo sua inscrição, você terá acesso a área de vídeos que ajudarão a se preparar para bem viver a Semana Santa.
Serviço
Data: 28 a 31 de março de 2024
Inscrições: Clique e faça sua inscrição para o retiro