É chegado um momento muito especial. A Quaresma marca o tempo de espera para a Páscoa do Senhor que, na oferta integral de sua vida por nós, nos redime de todo e qualquer pecado que nos aflige.
Veja algumas boas dicas para viver bem este tempo de edificação:
● Oração
Não há nada que não possa ser conseguido através da oração, por isso, intensifique os seus momentos de oração pessoal e de intimidade com Deus. Deixe que neste tempo, Deus toque as suas fraquezas e se coloque como um filho amado que deseja ter as feridas curadas pelo Amor do Pai.
● Penitência
A oferta de algo muito amado e desejado, é uma forma de buscar a santidade e a purificação do ser. Que tal passar esses 40 dias sem comer chocolate, ou oferecer a Deus um outro sacrifício?
● Jejum e abstinência
O jejum consiste em fazer uma única refeição completa na quarta-feira de Cinzas e às sextas-feiras durante toda a Quaresma. É possível fazer outras duas pequenas refeições ao longo do dia, mas que não sejam equivalentes a uma refeição completa. Já a abstinência consiste em não consumir carnes às sextas-feiras da Quaresma. O Jejum e a abstinência devem ser feitos de acordo com cada realidade e não consiste só no alimento, mas na fofoca e em outras formas.
● Caridade
Quando praticamos a caridade, nos aproximamos do outro, e podemos ver nele o rosto do próprio Cristo. Então na Quaresma é indicado fazer uma limpeza no guarda-roupa e doar aquilo que ainda pode servir a outra pessoa, além de procurar outras formas de ir ao encontro daqueles que mais necessitam.
A confissão também é necessária para manter as virtudes durante todo o tempo quaresmal, ela nos faz meditar sobre o que está nos levando para longe de Deus e voltar o nosso olhar para o que é essencial.
Na Comunidade Católica Shalom, temos o livro “Do deserto à ressurreição”, um roteiro espiritual que vai guiar os leitores da quarta-feira de Cinzas até a Páscoa, com meditações e exercícios espirituais para que, ao final da Quaresma, possamos todos render graças a Deus pelos feitos Dele durante esse tempo de purificação.
Viva este tempo de conversão com sobriedade e muita piedade.