Institucional

Shalom Rio envia missionários para Brasil e América Latina

comshalom
Parte dos vocacionados à Comunidade de Vida
Parte dos vocacionados à Comunidade de Vida

Nesta noite de Domingo de Ramos, iniciando a Semana da Paixão e Morte do Senhor, a Comunidade Shalom no Rio de Janeiro experimentou a alegria de dar as respostas a algumas dezenas de vocacionados que pediram para partir em missão.  No Rio, 24 jovens, dentre os tantos que no decorrer do ano passado estiveram em caminhada vocacional, foram confirmados como novos postulantes e jovens em missão da Comunidade de Vida Shalom.

Na noite chuvosa de início de outono, havia uma mistura de alegria e de abandono à vontade de Deus. Entre os amigos e irmãos que juntos caminharam neste período, chegava-se a uma definição inicial de seu chamado. Definição que para um pequeno rebanho dos que receberam a resposta significa deixar tudo, para seguir a Cristo, pobre, casto e obediente, em inteira disponibilidade.

As respostas foram dadas uma a uma na Secretaria Vocacional na sede da Comunidade no Rio, no bairro Catete. Em meio ao barulho efusivo vindo da alegria própria dos jovens que faziam festa a cada resposta positiva, encerrava-se todo um tempo de cerca de um ano de muito silêncio. Silêncio de deserto, de escuta, que foi tão necessário para se ouvir a Deus. E que com esta resposta já se entende que doravante fará  parte do dia a dia da vida destes, que buscarão em Deus a Paz verdadeira para transbordar aos homens.   Foram muitos que iniciaram o vocacional, por vários motivos só parte desses foram até o fim, e destes, só uma parcela mandou carta pedindo ingresso. Uma fração menor pedira ingresso na Comunidade de Vida, e destes já poucos, agora só alguns chegam ao discernimento de ingresso confirmado.

Deus confia a estes jovens a responsabilidade de ir em missão para cidades por todo o Brasil: Guarulhos, Araraquara e São Paulo (SP); Quixadá, Aracati e Fortaleza (CE); Parnaíba (PI); Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Recife e Garanhuns (PE); além de outros lugares. Também há os que lhes foi confiada a evangelização de missões em outros países da América Latina como Peru e Uruguai. No Brasil inteiro e fora dele, há ainda em cada missão mais dezenas de vocacionados que partirão em missão.

Estes jovens irão em algumas semanas para a missão que lhes foi confiada, deixando tudo. Em poucos dias, também os vocacionados à Comunidade de Aliança receberão sua resposta. Além destes tivemos mais três jovens que estavam em missão no último ano, e que no período discerniram ingressar como postulantes, agora serão reenviados de onde estão. Aqueles que trilharam o caminho vocacional, e que mesmo não indo até o fim, foram fiéis, ganham também muito em ter trilhado tal caminho, pois ouvem mais a Deus, percebem mais sua voz, seu chamado, sua amizade. Estão mais prontos para o tempo e caminho que Deus quiser lhes direcionar. Enfim, mais do que o êxito de uma caminhada, importa a fidelidade à Vontade de Deus.

Esperamos que Deus possa abençoar estes que lhe dão seu sim generoso, que sustente seu chamado e faça-os só para Ele olhar. Seja Deus o seu sustento, sua felicidade, e sua providência. Que Deus possa abençoar também suas famílias, que nestes próximos dias ofertam seus filhos para Ele. É um grande chamado, dar filhos para Deus. Não passará desapercebido pelo divino autor de tudo. Recebe também estes e faz fecunda toda a oferta, caminho de cruz que Jesus nos ensinou, e pelo qual há de nos dar seu Divino Espírito.

A Comunidade Católica Shalom é um carisma reconhecido pela Igreja, uma vocação, e sendo assim, tem membros que fazem parte dela em duas formas específicas, a Comunidade de Vida (sempre em vida missionária) e a Comunidade de Aliança (que permanecem em meio às suas atividades seculares e com suas famílias). Para ingressar na Comunidade, trilha-se um caminho de aprofundamento vocacional buscando ouvir mais profundamente a Deus, sondar sua vontade, e também, buscar em si mesmo a própria vontade e identidade. Chegando ao fim da caminhada e percebendo ser o momento de dar o passo, se faz formalmente o pedido que vai ser avaliado pelas autoridades responsáveis. Se tomará como base para tal definição tudo o que se tem acompanhado da vida do vocacionado. Quando é confirmado ser este o tempo de Deus para a vida do caminhante, então é acolhido na comunidade como novo postulante.

A Comunidade de Vida é o chamado de ter a vida missionária em total abnegação de si  em vista do serviço à Igreja por meio da Comunidade. Eles deixam casa, família, trabalhos e estudos seculares para morar pelo resto de suas vidas em casas missionárias pelo Brasil e pelo mundo em que desempenharão apenas tarefas  relacionadas à missão da Comunidade de evangelizar. Viverão uma vida de total abandono nas mãos de Deus, se dedicando totalmente a Ele através do carisma que Deus os chama. Na resposta a este chamado, além de saber se o discernimento é positivo ou não, já se é enviado para compor uma casa missionária de uma missão específica onde se passará a viver inteiramente no serviço da vinha do Senhor.

O postulantado em que estes irmãos ingressam é o  começo da vida missionária, será sucedido período a período pelo discipulado, pela primeira consagração, pelas renovações, e pelas promessas definitivas. Em meio aos anos desta caminhada na Comunidade se discerne também o estado de vida do vocacionado. Seja  casamento, sacerdócio ou celibato. E daí se seguirá para o fim da vida quando nos encontraremos com Deus.

Veja também:

Informações por Amanda Almeida, Núcleo Vocacional
e Fernando Oliveira, do Setor de Comunicação Shalom Rio

 Para mais informações sobre nossos eventos ou sobre o Shalom no Rio:

sitecomshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

 

confira-também

 


próximos-eventos-shalom-rio

 evento-semana-santa-shalom-rio-SS-190x75 [02 a 5/abril]

Retiro de Semana Santa

Todos os próximos Eventos Shalom Rio »

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *