Institucional

Retiro da Grande Comunidade: Como está seu diálogo com Deus?

comshalom
O diálogo com Deus se dá por meio de uma vida de oração, contemplação e no Espírito. Esta foi a primeira pregação do Retiro da Grande Comunidade na missão Shalom no Rio, norteado pelo tema “Vida Renovada no Espírito”. Nos dias 16 e 17 de maio, o titular da Assessoria Missionária, da Diaconia Geral da Comunidade, em  Aquiraz (CE), padre Karlian Vale conduziu os momentos de oração, Adoração e as formações.retiro rio 1

Com base no capítulo 15 do Evangelho de João, ele explicou que Jesus é a videira, nós somos os ramos, devemos perseverar no amor de Cristo e pelos irmãos. “Eu dependo absolutamente de Deus. Tudo que tenho é graça de Deus. Como está minha consciência de profunda necessidade do Senhor? tenho uma vida fundada na amizade com Deus?”, perguntou. “A nossa salvação não está garantida. Claro que confiamos na misericórdia, mas a amizade com Deus é um caminho de salvação. A amizade com Cristo é concreta. É um relacionamento com um estranho que pensa diferente de mim. O pecado me fez estranho a Deus”.

De acordo com o padre, o diálogo com Deus deve ser profundo, a partir da realidade de vida e da vontade Dele. “Ele quer me fazer alma esposa. É um diálogo de intimidade. Eu vou ser provado porque meu pecado me desviou de Deus. Ao entrar em diálogo com Deus já entro em provação. É a minha pouca determinação por Deus, minhas fraquezas, tudo apresento para Deus, que vai me purificar.

Ele lembra o diálogo de Abraão com Deus, que pedia a vida de seu filho Isaac. “Abraão ia fazendo tudo lentamente na vontade de Deus. Chamou o servo, preparou o altar, ia dialogando e fazendo tudo lentamente esperando Deus mudar de ideia”, disse. “Mas somente quando se determinou a oferecer seu filho, Deus o surpreendeu”.retiro rio 3

O diálogo com Deus é uma oração. “É preciso expressar para Deus o que traz na sua vida, levar concretamente o que é real e deixar que Ele conduza a oração e vá modelando a sua vida. É Deus que vai nos conquistar”.

Ele também lembrou a conversa de Deus com Nicodemos (João 3, 1-10). “Levo muitas demandas para a oração, mas Deus quer falar outra coisa para mim”, ensinou padre Karlian. “Nicodemos vai falar com Jesus e este já corta a saudação e fala o que quer. É preciso deixar-se conduzir pelo vento do Espírito”.

Padre Karlian também destacou a pequenez. “Que eu deixe de contar comigo e conte mais com Deus”, disse. “A oração tem a força de mudar o rumo d minha história. É o Espírito de Deus que tem que me conduzir. Não sou eu que conduzo a minha oração. Preciso soltar a oração das minhas mãos e deixar que Deus conduza. É o protagonismo divino”.

retiro rio 2Para a oração, menos de duas horas é pouco. “Inicie a oração clamando o Espírito. Inicie o dia invocando o Veni Creator. Durante o dia, diga: ‘Vem, Espírito Santo’. Seja cheio do Espírito Santo, embebido da graça”.

 

 

 

 

Para mais informações sobre nossas atividades ou sobre o Shalom no Rio:
sitecomshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

confira-também


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.