Institucional

Missas da Vocação Shalom no Rio

comshalom

tau016
Com as recentes respostas dadas aos membros da Comunidade, quanto aos pedidos de mudança de fase, foram marcadas as missas vocacionais da Comunidade Shalom no Rio de Janeiro. Mas você sabe o significado destas missas?

A Comunidade Católica Shalom é um carisma da Igreja. Nela, as pessoas se consagram e assumem uma vida comunitária em vista da missão eclesial essencial de evangelizar. Neste carisma, irmãos podem estar em diversos graus de engajamento e nem todos que participam de atividades conosco fazem parte de modo associado, por assim dizer. Mas dentre os tantos que fazem esta obra acontecer alguns trilham caminhada vocacional e, discernindo o chamado de Deus em sua vida, podem prosseguir numa participação da Comunidade como membros .

Esta participação implica em uma consagração do batismo, segundo este carisma, passando a viver de acordo com a forma que a Comunidade propõe em dois modos próprios dentro da única vocação. Uma maneira de  viver o chamado é  como Comunidade de Aliança (CAl), membros que embora continuem em suas casas, com famílias e em meio a atividades seculares, consagram sua vida a Cristo para segui-lo dentro deste carisma, tendo ele como prioridade ímpar. A outra maneira é como Comunidade de Vida (CV). Estes deixam tudo, para numa vida de abnegação poderem melhor seguir o chamado que Deus lhes faz  em uma vida missionária, em total disposição para onde Deus quiser lhes enviar através da comunidade, em vista da Igreja.

Nesta caminhada, podemos seguir participando dos grupos, missas, eventos, indefinidamente, e ser este nosso chamado de santidade, e os que seguem assim, aos quais dizemos que fazem parte desta obra de Deus, são muitos e se dão muito bem neste caminho.

Mas os que percebem que tem o chamado Shalom ingressam na comunidade após confirmação, mediante acompanhamento vocacional sério e adequado, e passam por alguns passos: Postulantado de 1 a 2 anos em média (inicia a partir da missa de acolhida no Postulantado), discipulado de dois anos em média (é quando há a missa de discipulado) e, perseverando, chegam a consagração, tornando-se membro de fato da Comunidade. Após a consagração (na missa de primeiras promessas), que é renovada anualmente (nas missas de renovação das promessas), se caminha ainda durante alguns anos para a consagração definitiva (missa de promessas definitivas), cujo termo mais utilizado seria dizer: promessas definitivas.

Nesta caminhada, costuma-se paralelamente se discernir o estado de vida, ao qual acolhemos as formas que a Igreja entende: seja os que estão em discernimento, o celibato, o sacerdócio, o matrimônio, sendo todos estas formas em cada um de seus estágios.

Dentre estes estados de vida os irmãos além dos ritos vocacionais que citamos acima, participam de ritos próprios de cada estado de vida: os de chamado sacerdotal tem as ordenações. Os Casados passam pelo rito do Matrimônio bem comum na Igreja. Já os celibatários participam de ritos específicos que não são tão comuns, que são as missas de primeiros votos, de renovação dos votos e de consagração definitiva. Também aqui há uma diferença  entre os ritos e natureza do celibato dos irmãos da CV (que fazem os votos nos conselhos evangélicos), e os da CAl (que fazem o voto de celibato).

A cada ano, por ocasião da Páscoa, se inicia novo ano formativo, e com este, há as missas que marcam estas passagens por cada uma das fases. Neste ano, no Rio de Janeiro já estão definidas as datas:

10 de abril – Sexta-feira de Páscoa
(Capela Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, capela do Colégio Zaccaria, Catete, 19h30) Missa de Renovação das Promessas da CV e da CAl. São os irmãos consagrados que renovam suas promessas, o que fazem a cada ano, a caminho da preparação para as promessas definitivas

11 de abril – Sábado de Páscoa
(Capela NS Mãe da Divina Providência, Catete, 19h30) Missa de Renovação dos votos dos Conselhos Evangélicos. Comumente conhecida como missa de renovação dos Votos no Celibato. Os irmãos que já fizeram este voto renovam a cada ano. Após cinco renovações, eles começam a se preparar para os votos definitivos neste estado de vida.

12 de abril – Domingo da Misericórdia
(Igreja de Sant’Ana, Centro, 15h) Missa das Primeiras Promessas da CV e da CAl. Os irmãos do discipulado vão se consagrar. Esta é a primeira vez que fazem essas promessas.

19 de abril – III Domingo de Páscoa
(Igreja de Sant’Ana, Centro, 18h) Missa de envio dos missionários.

21 de abril – Terça-feira da III Semana da Páscoa
(Igreja da Santíssima Trindada, Flamengo, 15h) Missa das Promessas Definitivas da CV e da CAl. Os consagrados, após alguns anos de renovação das promessas, fazem agora de forma definitiva.

25 de abril – Sábado da III Semana da Páscoa
(Capela de NS da Providência, Catete, 19h30) Missa de Renovação dos Votos no Celibato da CAl. Os irmãos que já fizeram este voto renovam a cada ano. Após cinco renovações, eles começam a se preparar para os votos definitivos neste estado de vida.

26 de abril – Domingo da IV Semana da Páscoa
(Igreja de Sant’Ana, Centro, 18h) Missa de Ingresso no Discipulado da CAl. Os postulantes da CAl ingressam no discipulado. Eles recebem e passam a usar a partir desta missa o símbolo usado pelos membros da Comunidade, que é o tau no modelo Shalom,  e passam a ser membros em formação.

Nos próximos dias será marcada a missa de acolhida no postulantado da Comunidade de Aliança. Quanto ao Discipulado CV, Os irmãos da Comunidade de Vida tem sua missa de ingresso no discipulado realizada em cada Casa de discipulado do qual farão parte, sendo todas no Ceará, próximas da Diaconia, que é a sede geral da Comunidade.

Informações por Renata Oliveira, Secretária Comunitária,
e Por Fernando Oliveira, Setor de Comunicação

Para mais informações sobre estes eventos ou sobre o Shalom no Rio:
sitecomshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

 

confira-também

 


próximos-eventos-shalom-rio

Todos os próximos Eventos Shalom Rio »

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *