É tempo de viver a vontade de Deus? Deus o chama a ter coragem de segui-Lo? Estas perguntas foram lançadas no encontro vocacional aberto Shalom, realizado neste domingo (22), no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Cerca de 400 pessoas, na maioria jovens, participaram do evento.
Para responder às perguntas lançadas, o assessor vocacional da Comunidade Shalom, Victor Frota, através de formação em vídeo, ensinou que primeiro é preciso descobrir a vontade de Deus para a vida de cada um. “Você precisa trilhar um caminho com um acompanhador vocacional e discernir a vontade de Deus”, disse. “A providência lhe trouxe até aqui. O amor de Deus te atraiu até aqui. Até dizer ‘eis me aqui’, dar o seu ‘sim’, é preciso trilhar o caminho para a vontade de Deus, pois seu amor nos faz santos e plenos”.
Será que é o tempo? Victor apontou alguns norteadores. Um deles é a experiência com Deus, na vida de oração. Outro é o vazio que se sente mesmo quando se está no grupo, no ministério, na missa dominical, como se faltasse algo. “Será que Deus não tem algo mais, mais belo pra mim?”, questionou Victor.
“Esse movimento de sentir que falta algo. Senhor, o que Tu tens para mim? Essa inquietação nos lança no vocacional. O caminho é para essa descoberta. Quando estou na vontade de Deus, sou feliz”, afirmou.
Victor também partilhou sobre sua história de vida. “Eu namorava, cursava Direito, sonhava ser diplomata, surfava e ainda surfo, jogava bola, enfim, era um jovem normal, mas era também um referencial para meus amigos na evangelização. Eles me procuravam para ouvir sobre Deus. Eles me pediam conselhos. Eu tinha minha vida toda planejada e minha família era ótima, mas vi que faltava algo”, contou.
Diante dessa inquietação, Victor descobriu: “O mundo oferece muitas alegrias, mas se não estamos na vontade de Deus, não preenche nosso coração”. E motivou: “Decida-se e trilhe o vocacional com todo gosto”. Outra coisa que pode ajudar no discernimento vocacional é saber e sentir que Deus tem algo muito bom para dar. “Deus tem algo muito melhor. É plenitude, é vontade de Deus. É esse chamado que arde no seu coração”, explicou.
Segundo Victor, o vocacionado Shalom é apaixonado por Cristo. “Quem é apaixonado faz tudo pelo outro, faz a vontade da pessoa amada”. Convocou ainda todos a serem homens e mulheres corajosos para dizer “sim” à vontade de Deus.
À tarde, tivemos formação e testemunho com Gabriella Dias e José Maria, membros das comunidades de Vida e de Aliança da Missão de Fortaleza, respectivamente. No encerramento do encontro, foi celebrada a Santa Missa, presidida padre Jean Fernandes, da Comunidade de Vida. Raquel Bastos, secretária vocacional do Shalom Rio, organizou toda a programação do dia. Ela está à frente dos processos vocacionais no decorrer do ano na cidade.
Para fazer o vocacional, entre em contato com a Secretaria Vocacional através do e-mail vocacionalrj@comshalom.org, ou pelo telefone: 21-98001-3047.
Nas tardes dos próximos dias, as pessoas que queiram trilhar uma caminhada vocacional, que se sentiram tocadas e queiram conversar mais sobre o assunto, ou que queiram saber mais sobre o que é vocação, poderão participar do plantão vocacional nas casas da Comunidade Shalom no Rio de Janeiro. No Shalom Catete, na rua Bento Lisboa, 112, Catete, o plantão acontece de 16h às 20h durante a semana. Também pode ser marcado horário de atendimento através do telefone 21-98001-3047.
Veja também:
- O que é uma caminhada vocacional Shalom
- Testemunho: Deus nos surpreende com um chamado
- Encontro Vocacional aberto questiona se é tempo de conhecer o chamado
- Iniciados os Plantões Vocacionais
- Rio envia novos missionários para o Brasil e para a América Latina
Por Carol de Castro, Secretária de Comunicação Shalom Rio
Para mais informações sobre nossos eventos ou sobre o Shalom no Rio:
site: comshalom.org/rio
face : www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.
[02 a 5/abril] Retiro de Semana Santa
Todos os próximos Eventos Shalom Rio »