Aquele que experimentou do Amor de Deus é portador de uma graça que não é só para ele e, por isso, deve comunicar. A partir deste ponto, a assistente apostólica da Comunidade Shalom, Gabriella Dias, iniciou o curso de abordagem na evangelização neste fim de semana. Segundo ela, existe uma iniciativa divina que necessita da nossa resposta. “Preciso ser criativo e ousado, porque o outro não está ali para me ouvir e nem tem obrigação disso. Por isso, devo insistir não sendo chato, criando oportunidades”.
Para facilitar a ação evangelizadora, Gabriella apontou seis passos fundamentais. O primeiro é a aproximação. “As vezes estamos colados no metrô, na sala de aula, no trabalho, e o primeiro passo é aproximar nosso coração da realidade daquela pessoa. Precisamos permitir que o amor pelo outro derrube as barreiras de nosso coração. Se esta for vencida, nenhuma outra existirá. E isto me dará uma aproximação doce, simpática, cordial”.
A segunda etapa é a escuta. “É algo tão importante! O próprio Jesus em sua primeira ação de evangelização aos 12 anos ouvia e fazia perguntas. Este momento de escuta é também de fazer perguntas, esvaziar as dúvidas delas de seu coração até que seus questionamentos esclareceram para a pessoa que ela tem sede de Deus”.
Depois disso é que chega o momento do anúncio do Amor de Deus. “Há oportunidades em que será preciso utilizar maneiras muito distintas. Mas devemos fazer a pessoa perceber a presença de Deus em sua vida”. A partir daí, o evangelizador pede para rezar e convida para um evento, um grupo de oração para que o evangelizado possa aprofundar a experiência com o Amor de Deus. Esta então é a quinta fase da evangelização. Por fim, segundo Gabriella, é importante também agradecer a atenção e a partilha.
De acordo com a assistente apostólica, esta esquematização das etapas da evangelização não é engessada, serve apenas para facilitar o primeiro anúncio.
O curso de abordagem na evangelização continuou neste domingo, 16 de agosto, no subsolo da Catedral Metropolitana.
Para mais informações sobre nossas atividades ou sobre o Shalom no Rio:
site: comshalom.org/rio
face : www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.