Formação

A virtude da paciência como remédio para combater o vírus da ira

A paciência é uma das virtudes mais louváveis e altas que existem. Que tal crescer nela?

comshalom
Foto | Unsplash

Nos referimos à virtude da paciência no livro Virtudes: Caminho de imitação de Cristo: “O termo paciência se compõe dos vocábulos latinos passio e scientia, que significam “sofrer” e “conhecimento”, respectivamente, de modo que a paciência pode ser definida como “saber sofrer”.

Esta virtude capacita a suportar as contrariedades sem enfraquecer. Ela coloca os desafios, por maiores que sejam, no seu devido lugar, que são sempre inferiores a Deus.

E quem é a pessoa paciente?

O paciente é aquele que mantém viva, dentro de si, a convicção de que tudo passa, encontrando forças para não desanimar na caminhada. Para o mundo, a paciência pode ser tida como um sinal de inferioridade ou de mediocridade.

Porém, a paciência é uma das virtudes mais louváveis e altas que existem. Aquele que possui esta virtude não foge do sofrimento, antes dá sentido a ele; dele tira proveito e se fortalece com ele; sabe que não é absoluto, mas passageiro.

À paciência, todavia, podemos vincular a virtude da longanimidade que nos faz suportar, por muito tempo, contrariedades incessantes que, às vezes, se renovam todos os dias durante anos. Também a virtude da firmeza que nos convida a permanecer sem duvidar nem fraquejar nas nossas convicções morais, a fim de não nos desviar “nem para a direita nem para a esquerda” (Pr 4,27).” (Virtudes: caminho de imitação de Cristo. Cap. 6)

5 dicas para crescer na paciência

1- Oração: a contemplação do Cristo crucificado nos ajudará a crescer na “ciência do sofrer”. Do lado dos sofrimentos de Cristo, todas as nossas angústias, dores e sacrifícios são pouco. Em oração, devemos suplicar a Deus a graça da paciência, a de fim de que Ele envie o auxílio divino que nos capacita a suportar e esperar.

2- Fazer memória dos feitos de Deus no passado: não consiste em apenas “lembrar” aquilo que Deus já fez, mas de verdadeiramente visitar os episódios no quais aparentemente o sofrimento nunca ia acabar e Deus interveio e venceu. Esta prática é comum na Sagrada Escritura. Nos leva a renovar a fé nas promessas e no poder de Deus, mesmo quando parece que as dificuldades nunca vão passar.

3- Tomar perspectiva: quando estamos sofrendo ou irritados, parece que tudo o que existe é aquela situação difícil. É necessário respirar fundo e lembrar que isso é apenas uma questão particular e não o todo da existência. Tomar perspectiva nos ajuda a dar o seu devido lugar a cada coisa, o que se torna particularmente difícil quando estamos no “olho do furacão”. É necessário ter sempre presente que Deus e seu amor é maior do que tudo.

4- Partilhar com pessoas adequadas: é salutar, em momentos de dificuldade, partilhar com alguém em quem confiemos. Pode ser um amigo, familiar assim como também um diretor espiritual, confessor ou acompanhador pessoal. O importante é que seja uma pessoa em quem sabemos que podemos confiar, de preferência, sábia e discreta. Assim poderemos viver a experiência de Jesus e o Cireneu de permitir que o nosso irmão carregue conosco a cruz.

Devemos aprender a partilhar, a fim de não transformarmos este espaço de partilha em um momento de murmuração, auto-piedade ou fofoca.

5- Ascese: é salutar fazer penitência a fim de fortalecer a nossa vontade. Com apenas pequenos sacrifícios diários, seremos capazes de dominar o homem velho que vive dentro de nós e que quer que tudo seja feito como ele quer, quando quer, do jeito que quer.

Que o Senhor nos dê a graça de que sermos cada vez mais como Ele, que é “misericordioso e clemente, lento para a cólera”. Shalom.

Todos os episódios da série:

Vício do Orgulho:

O vírus do Orgulho: como reconhecê-lo em nós

Remédio para o vício do orgulho é a virtude da humildade

Vício da Avareza:

O vírus da avareza e a busca desenfreada pelas coisas deste mundo

5 possíveis sintomas da avareza em nós

A virtude da generosidade como remédio para a avareza

Vício da Luxúria:

O vírus da luxúria e os deleites de uma carne insaciável

Confira os possíveis sinais de alerta da Luxúria em você

A Castidade como remédio para combater o vírus da Luxúria

Vício da Preguiça:

O vício da preguiça e o pecado do não cumprimento do dever

 Sinais de alerta de possível preguiça em nós

A virtude da diligência como remédio para a preguiça

Vício da Inveja

O vício da inveja e a tristeza pelo bem alheio

Os 3 sinais de alerta do vício da inveja em nós

A virtude da bondade como remédio para combater a inveja

Vício da Gula

O vício da gula e o prazer desordenado na alimentação

5 sinais de alerta da possível gula em nós

A virtude da temperança como remédio para curar o vício da gula

Vício da ira

O vírus da ira e os seus efeitos negativos em nós

A virtude da paciência como remédio para combater o vírus da ira

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.