No post anterior da Série Vícios e Virtudes, falamos sobre o vício da gula e o prazer desordenado na alimentação. Diante dos sinais da possível presença da gula em nosso proceder, cabe a nós fazer um exame de consciência e reconhecer se possuímos estas atitudes e se a sua origem se encontra no nosso pecado ou não.
_________________
Como identificar a gula?
1- Só comer aquilo que agrada: parece uma atitude de criança, porém, muitos adultos a possuem. Não se trata de ter preferência e escolhê-lha. Isso é normal. Se trata de comer somente, unicamente, exclusivamente aquilo que agrada. São estas pessoas que preferem não comer nada a comer algo que não é do seu agrado e que não se importam com os benefícios ou prejuízos do alimento na sua saúde. Só se importam com o gosto.
2- Não conseguir recusar comer algo que agrada: trata-se daquela incapacidade de dizer não quando alguém oferece algo que nos agrada, em um momento ou circunstância no qual sabemos que não é bom que comamos. Trata-se de não conseguir dizer não, mesmo quando a minha razão diz que “não é bom”, “não é necessário” e até mesmo “não quero”, porque acabei de comer e estou saciado, ou porque eu mesmo fiz um propósito.
3- Não conseguir parar: trata-se de continuar comendo ou bebendo mesmo estando saciado, ou tendo atingido um certo nível de saciedade. Tanto esta quanto a anterior, são devidas a uma vontade fraca.
4- Beber até a embriaguez: a bebida em si não é ruim, porém, o seu consumo traz efeitos inebriantes que, quando em excesso, afetam a razão do indivíduo. Ora, a razão é aquilo que nos dá a possibilidade de fazer escolhas livres, diferente dos animais, que estão sujeitos à ordem dos seus instintos. Anular a razão é perder liberdade. Beber em excesso deixa a pessoa propensa a cometer inúmeros pecados e põe a sua integridade e, inclusive, a sua vida e de outros em risco.
5- Reticência a fazer jejum ou abstinência: O jejum e a abstinência tocam em algo muito íntimo, que é a relação com o alimento. O sacrifício vivido nessa área fica entre você e Deus. Por isso, há algumas pessoas que preferem, dentre os diversos tipos de penitência, sempre aqueles que não atingem o seu paladar. Escolhem penitência sempre espirituais, sacrifícios interiores e até despojamentos materiais, mas deixar de comer alguma coisa? Jamais. Encontram mil e uma desculpas para não jejuar, ou para atenuar a intensidade do jejum. Isso pode ser vestígio de gula.
________________
Confira os conteúdos anteriores da Série Vícios e Virtudes
Vícios: saiba o que são e como combatê-los
O vírus do orgulho: como reconhecê-lo em nós
O remédio para o vírus do orgulho é a virtude da humildade
O vírus da avareza e a busca desenfreada pelas coisas deste mundo
5 possíveis sintomas da avareza em nós
A virtude da generosidade como remédio para a avareza
O vírus da luxúria e os deleites de uma carne insaciável
Confira os possíveis sinais de alerta da Luxúria em você
Série vícios e virtudes: O vírus da ira e os seus efeitos negativos em nós
A virtude da paciência como remédio para combater o vírus da ira