Formação

O vício da preguiça e o pecado do não cumprimento do dever

É conhecida a frase: “o ócio é a oficina do diabo”. Este enunciado lembra que a preguiça é geradora de uma numerosa lista de pecados.

comshalom
Foto | Unsplash

Fizemos um percurso no qual conhecemos os vícios capitais e as virtudes que servem de remédio. No fim da lista dos vícios capitais está o pecado da preguiça ou acídia.

Trata-se uma tendência à ociosidade ou à negligência, ao torpor na ação. Consiste num gosto desordenado pelo prazer sensual, que faz fugir ou rejeitar qualquer sacrifício e esforço.

A fuga do esforço

Não é apenas o simples desagrado ao trabalho, mas sobretudo fugir do trabalho pelo esforço que ele implica. O pecado da preguiça é o desgosto e a recusa do cumprimento dos deveres.

O preguiçoso fere, antes de mais nada, a si mesmo, pois, ele deixa de buscar aquilo que ele mesmo deseja, pelo esforço que alcançar isso exige. Condena-se a si mesmo à mediocridade.

Uma geradora de pecados

Santo Tomás de Aquino afirma que “todos os pecados que provêm da ignorância podem ser reduzidos à acídia, à qual se refere a negligência pela qual alguém recusa adquirir os bens espirituais por causa do trabalho” (ST I-II q. 85, a. 4. Pág. 457).

É conhecida a frase: “o ócio é a oficina do diabo”. Este enunciado lembra que a preguiça é geradora de uma numerosa lista de pecados. Basta lembrar do pecado do rei Davi (cf. 2 Sm 11). 

E qual foi o pecado do rei Davi?

Sabemos que Davi cometeu adultério e mais tarde homicídio do seu amigo Urias, porém, a origem destas grandes pecados não foi outro a não ser a preguiça, pois, o autor Sagrado afirma, no início da narrativa que, na época, os reis saíam para a guerra, todos os soldados israelitas foram para a batalha, mas Davi ficou em Jerusalém (cf. 2 Sm 11,1).

No versículo seguinte afirma que quando Davi levantou-se já era tarde (cf. 2 Sm 11,2) e foi passear pelo terraço do palácio. De modo que fica em evidência que a origem do adultério e o homicídio de Davi foi a preguiça.

Numa análise mais profunda, o pecado da preguiça se opõe a tudo o que é bom, pois, tudo que é bom exige sacrifício, como bem lembra Santa Teresa D’Ávila: “é justo que muito custe o que muito vale”.

Existe todavia a preguiça espiritual, que é comumente chamada de tibieza. Trata-se de um estado de indisposição e indiferença a Deus, produzido pelo pecado e que se dá geralmente nas almas que não são amigas dos sacrifícios e esforços. São aqueles que imaginam que podem ser santos sem maiores sacrifícios.

Reflexão

Faça um exame de consciência e veja se existem traços da preguiça em você. Peça perdão a Deus pelas suas omissões naquilo que lhe foi confiado. É sempre possível recomeçar.

 

Todos os episódios da série:

Vícios capitais, saiba o que são e como combatê-los

Vício do Orgulho:

O vírus do Orgulho: como reconhecê-lo em nós

Remédio para o vício do orgulho é a virtude da humildade

Vício da Avareza:

O vírus da avareza e a busca desenfreada pelas coisas deste mundo

5 possíveis sintomas da avareza em nós

A virtude da generosidade como remédio para a avareza

Vício da Luxúria:

O vírus da luxúria e os deleites de uma carne insaciável

Confira os possíveis sinais de alerta da Luxúria em você

A Castidade como remédio para combater o vírus da Luxúria

Vício da Preguiça:

O vício da preguiça e o pecado do não cumprimento do dever

 Sinais de alerta de possível preguiça em nós

A virtude da diligência como remédio para a preguiça

Vício da Inveja

O vício da inveja e a tristeza pelo bem alheio

Os 3 sinais de alerta do vício da inveja em nós

A virtude da bondade como remédio para combater a inveja

Vício da Gula

O vício da gula e o prazer desordenado na alimentação

5 sinais de alerta da possível gula em nós

A virtude da temperança como remédio para curar o vício da gula

Vício da ira

O vírus da ira e os seus efeitos negativos em nós

A virtude da paciência como remédio para combater o vírus da ira

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.