Institucional

Missa de Ramos dá início a Semana Santa

comshalom

shalom-rio-de-janeiro-missa-de-ramos-catedral-10999005_941546705878246_6745027806068447218_oA missão Shalom no Rio participou da Missa de Ramos, presidida pelo arcebispo cardeal Orani João Tempesta, na Catedral Metropolitana. A celebração marca o início da Semana Santa, que vai até domingo. A Comunidade Shalom realiza na Catedral, de 2 a 5 de abril, o retiro de Semana Santa.

Em sua homilia, Dom Orani ressaltou o ensinamento do Evangelho do dia: “Acolher Jesus e anunciá-lo para o mundo. Proclamá-lo como Senhor da nossa vida”. Ele destacou dois aspectos contraditórios. “De um lado, a festa que acolhe. Do outro, o sofrimento. A mesma língua que canta Hosana também grita cruficica-o”, disse. “A celebração de Cristo em Ramos é alegre. A caminhada de Ramos, que começou em Jerusalém, é a entrada de Jesus com simplicidade. Mas começa a Semana Santa com a leitura da Paixão, iluminada pela profecia do servo sofredor. Ele que se abaixa, vem até nós e o Pai o exaltou”.

Segundo o cardeal, a Semana Santa revela dois aspectos também da nossa vida. “Somos chamados a aclamá-lo, mas o negamos”, afirmou. É Pedro que nega. É o dinheiro que o vende. Dom Orani ressaltou a missão do cristão na sociedade e a consequência de servir. “Somos chamados a uma missão que Deus nos confia mesmo com nossas fragilidades, pecados, erros, contradições. Pela cruz e ressurreição de Cristo, somos chamados a viver nossa fragilidade. E a missão de ser a presença que anuncia Jesus no mundo. Com todo o dinamismo do anúncio, devemos servir a sociedade com testemunho alegre.

A programação da Semana Santa está aqui: https://comshalom.org/events/rj-retiro-de-semana-santa-shalom-rio/

Fotos por Alex Mazullo e Ígor Araújo/
Texto por Carol de Castro

O Retiro de Semana Santa acontece de quinta à Domingo no Subsolo da Catedral e reveza os momentos com a liturgia celebrada na Igreja.

Mais sobre o Retiro de Semana Santa:

Para mais informações sobre estes eventos ou sobre o Shalom no Rio:
sitecomshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

confira-também

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *