Institucional

Via Sacra apresentada leva a experiência com Jesus

comshalom

semana-santa-via-sacra-jdj-rioPara ajudar a viver o mistério da Paixão de Cristo, o Projeto Artes da Comunidade Shalom vem trazendo uma Via Sacra orante  para vários locais do Rio de Janeiro. Dentre estes locais, o retiro foi um dos palcos desta  apresentação. Segundo Mirian Rufina, membro do elenco, a ‘’importância das artes na vivência da fé consiste na ajuda para que esse momento leve a todos, não apenas a visualizar, mas a viver de maneira intensa o mistério da salvação.’’ O Projeto Artes ele prima exatamente por isto, por não querer mostrar somente um espetáculo bem produzido, mas que esta arte leve o expectador a ter uma forte experiência com a beleza de Deus.

A cada estação era motivado um momento de oração contemplando a entrega de Jesus. ‘’Na via sacra eu pude experimentar da união com a dor de Jesus, tocar seu sofrimento, sentir a dor de Jesus transpassado. E poder saber que se ele foi à região dos mortos, ele vai ressuscitar. Essa é minha esperança.’’ Disse Paloma Souza Sampaio, participante do retiro.

Para Ana Paula Alves Leal, 50, foi na entrega de Jesus por ela que encontrou o único e verdadeiro amor, capaz de curar todas as suas feridas. Ana ressaltou ainda a presença de Maria em sua vida que não é indiferente a suas dores e que por maior que seja seu sofrimento, a Virgem Maria está com ela, unindo-a cruz de seu Filho.

A Via Sacra tinha seu roteiro e diálogos baseados na obra de Catherine Doherty, serva de Deus, fundadora de comunidade e escritora. Foi apresentada em diversos locais, tendo em vista atender o apelo do Papa da Igreja ir ao encontro das periferias existências da humanidade. E pôde fazê-lo buscando não só locais de encontro de fé, mas também locais onde se poderia irradiar a mensagem evangélica. Estiveram presentes na vigília do Vicariato Norte, no Jdj em plena praia, no Shopping Via Brasil e no Retiro de Semana Santa na Catedral. Procurando em cada um destes lugares através da arte levar a uma experiência com a mensagem de amor de Deus tão forte que permeia este tempo.

 Texto Por Cleiton Ramos/Gleidson Paz

O Retiro de Semana Santa acontece de quinta à Domingo no Subsolo da Catedral e reveza os momentos com a liturgia celebrada na Igreja.

Mais sobre o Retiro de Semana Santa:

Para mais informações sobre estes eventos ou sobre o Shalom no Rio:
sitecomshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

confira-também

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *