Quando alguém faz a experiência com o Amor de Deus, brota no coração o desejo de corresponder e transbordar este Amor. A gratidão leva, então, ao servir, ou seja, colaborar com a Obra do Amado. Na Comunidade Católica Shalom, os membros da Obra e da Comunidade são chamados a este transbordamento por meio dos ministérios. Na missão do Rio de Janeiro, existem diversos ministério: Primeiro Anúncio, Cristo Redentor, Oração e Aconselhamento, Projeto Artes, Pastoreio, Comunicação, Eventos, Lanchonete, entre outros.
O engajamento em um ministério é também uma forma concreta de se deixar ser configurado a Cristo. Por meio do apostolado, a pessoa é levada a crescer no sentido de pertença a Deus e à Comunidade, recebe uma formação específica e é forjado em muitas virtudes. Além disso, os ministérios são instrumentos importantes para o amadurecimento humano e espiritual daquele que serve.
Um dos ministérios do Rio é o Centro de Formação, responsável pela formação extracomunitária. Os integrantes do ministério são chamados a ter um olhar atento para as pessoas, da Obra e de fora, e perceber os meios e os temas que precisam ser abordados para formá-los neste caminho de autoconhecimento e maturidade humana e espiritual. “É uma alegria muito grande servir no ministério do Centro de Formação. Servimos porque Deus nos chama primeiro a este serviço. Se hoje estou no Centro de Formação, é porque Deus quer me formar neste Caminho Ordo Amoris. É uma alegria muito grande sair de mim e me dar por meio de uma formação, de uma pregação”, diz Letícia Barboza.
Outro ministério é o da Comunicação. Os integrantes são chamados a levar o Amor de Deus às pessoas por meio do rádio, portal, redes sociais, além de elaboração de panfletos e zelar pela comunicação interna da Comunidade. Este ministério tão importante para a missão, consegue evangelizar pessoas distantes. Quem nunca foi alcançado por uma arte compartilhada no Facebook ou um texto no portal?
“O ministério de Comunicação me ajuda muito, porque purifica a minha ideia do que é a comunicação e ainda me ajuda a contribuir na faculdade. É uma alegria pertencer ao ministério, poder contar com os irmãos, saber que eu tenho mais dons que achava que tinha e que Deus me deu para usar e colocar à disposição da Comunidade também. Eu acho que o mais importante é isso, não esconder os dons. E o ministério nos proporciona isso”, explica Tâmara Carvalho.
Descobrir dons, crescer na graça, transbordar. São inúmeras as razões para servir. Para se engajar não é preciso muita coisa, basta desejo e comprometimento. Se você ainda não tem um ministério, não perca tempo. Procure o seu pastor de grupo de oração e, juntos, discirnam onde Deus te envia. Os ministérios da missão Rio estão com as portas escancaradas esperando por você!
site: comshalom.org/rio
face : www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575