Institucional

Quinta-feira santa dia de viver a fé

comshalom

adoração-quinta-feira-semana-santa-shalom-catete-shalom-rioChamam de feriadão, mas é Semana Santa. Neste ano, este forte tempo litúrgico foi vivido em clima de retiro na Catedral do Rio, e já começa na quinta-feira, dia que não se inicia o feriado, se inicia o dia de se profundar a fé. A Comunidade Católica Shalom realiza na catedral um retiro para se poder aprofundar e mergulhar na fé, experiência litúrgica única e principal do ano para os batizados.

A primeira pregação, na quinta-feira santa deu início a reflexão sobre este tempo, foi realizada no Shalom Catete, como que fazendo introdução ao retiro que depois desta reflexão passa a ser realizado em todos os seus momentos na catedral. A missionária Ana Geórgia, da Comunidade de Aliança Shalom em Quixadá,  começou assim: “Ele veio para os seus, mas os seus não o reconheceram”. De acordo com ela, o mundo não sabe o que é esse tempo em que vivemos. “Estamos aqui por pura misericórdia”, disse.

“Eu não sei viver sem fé. Diante de tudo que vivemos hoje, podemos ser levados a uma onda de desesperança, descrença”. Começamos hoje o tríduo pascoal, quinta feira da Semana Santa, na espera pela ressurreição de Cristo. “É preciso fazer um silêncio profundo para compreender o que Jesus está pedindo. Em um mundo tão agitado, precisamos desacelerar, nos recolher, para deixar Deus nos atrair”.

Na quinta-feira, a liturgia reflete sobre a glória do Pai para Jesus, que é a cruz. “A paixão de Jesus é um abaixar-se de Deus. O serviço do lava-pés é o sentido da paixão”. “Se eu não vivenciar essa experiência de Jesus lavar meus pés, também não serei capaz de lavar os pés dos outros. Deus se abaixa para me servir. Deus não é indiferente a mim”.

Ana Geórgia compreende que o abaixar-se traz sempre uma rejeição. “Não deixamos Deus tomar conta da nossa vida”, disse. “Queremos nos providenciar, cuidar de nós mesmos. Mas Deus quer cuidar, nos servir. Hoje é a instituição da eucaristia, é Jesus que se entrega a mim. É uma doçura de Deus, um grande ato da misericórdia de Deus por mim. Hoje é dia de fazer a experiência de deixar Deus me servir”.

Este turno da quinta a tarde foi encerrado com adoração ao Santíssimo Sacramento, sendo uma ocasião de forte clamor para que Deus lhes abrisse o coração.

Texto por Carol de Castro

O Retiro de Semana Santa acontece de quinta à Domingo no Subsolo da Catedral e reveza os momentos com a liturgia celebrada na Igreja.

Mais sobre o Retiro de Semana Santa:

Para mais informações sobre estes eventos ou sobre o Shalom no Rio:
sitecomshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

confira-também

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.