Institucional

Jovens meditam sobre a Semana Santa na web

comshalom
shalom rio de janeiro meditações1Dois jovens da Obra Shalom no Rio de Janeiro se inspiraram com as meditações da Semana Santa. Eles resolveram ir além dos cadernos de oração e promover ações de evangelização na internet.

A estudante carioca Sara Néry estava rezando, meditando sobre o mistério da Semana Santa e teve a inspiração de chamar outros youtubers católicos de outras cidades brasileiras para produzir os vídeos. Ela reuniu um grupo de youtubers católicos auto-intitulados Romanos 12 para elaborar vídeos de meditações sobre a Semana Santa. As reflexões são sobre a Quinta-feira Santa (2 de abril), Sexta-feira da Paixão (3 de abril), Sábado de Aleluia (4) e Domingo da Ressurreição (5). A iniciativa é para quem quer viver a Semana Santa de uma forma profunda e com uma linguagem bem atual.

Felipe Bezerra, missionário e estudante de administração, gravou o vídeo sobre a quinta-feira no canal Vida de Oração. “Somos católicos romanos e nós escolhemos o 12 por fazer referência ao capítulo 12 da Carta aos Romanos. Essa passagem diz que embora muitos e diferentes, formamos um só corpo”, disse Felipe Bezerra. Anderson Carlos Bezerra, de Brasília, tem um canal pessoal no youtube e fez a reflexão sobre a sexta. Sarah Néry, do canal borapartilhar, do Rio de Janeiro, falou sobre o sábado. Marcela Kamiroski, do Caritas in Veritate, de Juiz de Fora (MG), abordou o tema do Domingo da Ressurreição.

A ideia partiu da carioca Sara Néry. Ela garante que haverá outras iniciativas. “Com certeza virão outras iniciativas. Essa primeira foi da Semana Santa e a gente pretende agregar outros youtubers”, disse.

No clima de oração, o estudante carioca Cleiton Ramos, que é postulante da Aliança no Rio, também se inspirou com a liturgia desta quarta-feira santa, que narra a traição de Judas. “Fui olhando a caminhada de Judas com Jesus. Ele fica bolado porque Maria quebra um valioso frasco de nardo puro para perfumar os pés de Jesus. Judar diz que podia vender e dar o dinheiro aos pobres, mas ele queria o dinheiro. Fui olhando pra minha vida. Eu caminho com Jesus, mas quantas vezes sou esse ladrão, esse que quer dar a vida, mas ainda vive de forma profana, que caminha com o mestre, mas não o conhece, que está preocupado com o pobre, mas na verdade tem interesse em si mesmo. A minha inspiração partiu daí, o que me levou a escrever o poema”, explicou. Cleiton publicou o poema em seu blog Ponto de um Conto (pontodeumconto.wordpress.com). Segue o poema abaixo.

SERVIÇO:
CANAIS:

Vida de Oração:
https://www.youtube.com/channel/UCPG6SLE_pFksNY9AGEyNGsA

BoraPartilhar:
https://www.youtube.com/user/borapartilhar

Caritas in Veritate:
https://www.youtube.com/user/caritasinveritate1

Anderson Carlos Bezerra:
https://www.youtube.com/user/euACBSPFC

blog Ponto de um Conto: https://pontodeumconto.wordpress.com

Judas, o traidor – Por Cleiton Ramos

Sua doce voz queimou meu coração

Como um grito, rompeu minha surdez

Sempre pronto, pus-me a Te seguir
Sua boa nova despertava vida em mim

Seu poder impressionava
Sua humildade me questionava

Eu, infiel, um ladrão, tão incapaz
Tu, o santo, amava sempre mais

Eu quis fugir, quis correr de Ti, de mim
Mas, Tu, tua santidade me atraía, em mim doía

Tu sabias de minhas misérias!
E me amavas ainda mais!

És um maldito, és um Santo
Por que me amavas tanto?!

Deparando-me com esse amor
Em meu peito arde uma grande dor

Eu quis fugir, quis correr de Ti, de mim
Mas para onde ir?

Eu, ladrão, quis roubar o nardo puro
Dizia amar os pobres, mas amava o mundo

Diante da Tua santidade,
Fugia da minha identidade

Mesmo contigo há anos
Meu coração ainda era profano

Eu quis te trair, quis te vender
Seria melhor que eu não viesse a nascer

Por 30 moedas de prata vendi meu Senhor
Meu nome na história é Judas, o traidor

Texto por Carol de Castro

O Retiro de Semana Santa acontece de quinta à Domingo no Subsolo da Catedral e reveza os momentos com a liturgia celebrada na Igreja.

Mais sobre o Retiro de Semana Santa:

Para mais informações sobre estes eventos ou sobre o Shalom no Rio:
sitecomshalom.org/rio
face www.facebook.com/shalomrio
fone: (21)98110.7575 ou (21)98001.3047.

confira-também

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *